Escândalo na Igreja de Deus
O crescimento da igreja evangélica é notório nos últimos anos. Em todos os segmentos a presença é muito claro, na televisão pastores estão praticamente o dia todo pregando a palavra de Deus. Atualmente existem uma enorme variedade de literatura, livros, revistas, jornais e outras publicações. Cada vez mais políticos, artistas se declaram evangélicos.
Com esse crescimento tem também cada vez mais surgido escândalos, denúncias sempre envolvendo dinheiro, poder, fama às custas de fiéis humildes e de coração simples. Nunca podemos afirmar que são cem por cento, mais uma grande maioria gritante das igrejas evangélicas tem procurado agradar os seus fiéis fazendo aquilo que dá certo, ao invés de fazer aquilo que realmente é o certo.
Pessoas que vão à igreja com o temor de viver uma eternidade gritando, gemendo e rangendo os dentes ao lado do diabo, o medo as fazem perder o raciocínio, fazem perder o senso crítico, as impedem de analisarem elas mesmas as escrituras. Foi assim também quando a igreja de Roma dominou o mundo. As pessoas eram escravas e prisioneiras dentro de si mesmas. Até que nasceu homens como Martinho Lutero e outros. Mas que passaram e morreram.
O estudo criterioso da Palavra de Deus tem sido trocado pela busca do sentir-se bem, ser feliz, ir para frente, prosperar, crescer profissionalmente, etc. nunca disse estar isso errado, ter êxito é uma coisa boa, mas o plano de Deus para a humanidade está além de todas estas coisas. Jesus ensinou que se o homem não nascer da água e do Espírito não podem entrar no Reino dos Céus.
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
4 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (livro de João 3)
As igrejas deixaram as Escrituras, como revelação de Deus para ouvir revelações de "homens", que afirmam enfaticamente que o que eles falam é palavra divina, e não podem ser questionados. O grande argumento que eles têm para dizer que aquilo que fazem vem de Deus é o pragmatismo. É só ligar a televisão ou o rádio: "Como isso não pode ser de Deus, pois eu fui curada? Eu consegui um emprego? Eu conquistei aquilo?” Não há uma reflexão sobre a procedência ou mesmo uma comparação bíblica com o que eles dizem e fazem. Ficam impressionados com o que se vê. Deixam de andar com as próprias pernas para se apoiar nos outros, deixam de pensar por si mesmo para seguir pensamentos de outros e assim andam errante em busca da vida eterna.
Os escândalos de pastores, teólogos e igrejas que aparecem hoje em dia na televisão, nos jornais e revistas nos assustam e deixam pensativos: O que aconteceu com a igreja? Ficamos assustados com o que vemos tristes com estas histórias e situações que nos envergonham. A comunhão com Deus está cada vez mais distante, o amor ao próximo, a santidade e o domínio próprio.
Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;
Mateus 22:29
Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?
Marcos 12:24
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
Lucas 24:45
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;
João 5:39
Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,
Atos dos Apóstolos 17:2
Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
Mais tarde, Paulo escreveu a Timóteo relembrando ao seu amado discípulo de algumas características dos últimos dias: "Porque chegará uma época quando as pessoas não ouvirão a verdade, mas andarão de um lado para outro procurando mestres que lhes digam apenas aquilo que desejam ouvir. Não ouvirão aquilo que a Bíblia diz, mas seguirão alegremente suas próprias idéias desorientadas” (2 Timóteo 4.3, 4).
Assim o homens saem em busca daquilo que lhe agrada deixando que o coração enganoso e pecaminoso conduza a sua vida indo como um boi para o matadouro, rumo a uma perdição eterna. Veja este vídeo e saiba onde chega os absurdos.