Marta e Maria
Marta e Maria
A bíblia nos descreve que nem todos que são de Israel são israelita, e nem todos que dizem Senhor Senhor entrará no Reino de Deus. Existem na Igreja do Senhor Jesus dois tipos de pessoas, Jesus também chamou de Trigo e Joio. Pessoas que estão na igreja assistem aos cultos e são fiéis. Mas quem conhece o coração é só o Senhor Deus. Veja o texto bíblico abaixo.
João 11
1 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2 E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.
3 Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
4 Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6 Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava.
7 Depois disto, disse a seus discípulos: Vamos outra vez para Judéia.
8 Disseram-lhe eles: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?
9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom.
13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.
14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
Ora aqui simplesmente mostra duas irmãs, que tinha um irmão doente e que rogavam que Jesus viesse para curá-lo, por isso elas enviaram mensageiros para dizer-lhe. Não há como fazer diferença entre Marta e Maria elas são completamente iguais. Vamos acompanhar a leitura...
19 E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão.
20 Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.
21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
22 E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.
24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
27 Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
Marta aqui quando viu que Jesus se aproximava veio ao seu encontro e se lançou aos seus pés e o adorou dizendo se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mais ela cria que Jesus era o messias que deveria vir ao mundo. Tudo isso aos pés de Jesus. A mesma Marta avisou em secreto a sua irmã Maria que Jesus estava ali. E Maria também correu e se jogou aos pés de Jesus conforme sua irmã Marta também havia feito. Veja mais.
32 Tendo, pois, Maria chegada ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
Agora você já pode perceber que as duas tiveram o mesmo comportamento, lançando-se aos pés de Jesus e confessando que Ele era poderoso para impedir que Lázaro morresse. Tudo igualzinho, até parece a mesma pessoa, aos olhos humanos as duas eram perfeita na presença de Deus. Assim é na igreja do Senhor Jesus, muitas pessoas, mais na realidade quem sabe quem é quem a não ser Deus?
Na igreja que eu estava havia uma mulher já antiga de igreja e esta veio reclamar o por quê de sua vida ser uma rotina e não mudar. Já que ela fazia seus votos, correntes, era dizimista e ofertante, orava de madrugada e buscava o Espírito Santo. E ela me perguntou por que a minha vida não muda? Eu falei: olha dona tudo que eu sei é simples, quem faz estas coisas são todas abençoadas e não sei por que sua vida é uma rotina. Depois de meses, num belo dia perguntei a senhora já foi casada? Ela disse: sim, mas hoje sou viúva. – a senhora teve outros relacionamentos depois da morte do seu marido? Ela respondeu: sim. Eu continuei e hoje como está sua vida sentimental? Ela falou: bem eu tenho um namorado. Fiquei com a pulga atrás da orelha uma mulher de 62 anos com namorado? Nada contra mas para uma cristã!!!! Perguntei quem é? Ela disse: “O Nego”. Mas que Nego conta melhor, indaguei. Ela começou a explicar: O Nego é casado mas a mulher dele teve derrame e não faz mais nada, aí ele vem pra minha casa e nós ficamos juntos.
Meu amigo foi como jogar água gelada sobre mim, ela que era da igreja a muitos anos estava sendo amante, se relacionando com um homem casado e ainda queria ter razão de se indignar com Deus, de cobrar da igreja, dos pastores e obreiros. Assim era também Marta e Maria as duas parece iguais mais ninguém conhece o lado obscuro de cada um. Ninguém sabe o quem você é nos bastidores. Mais vamos continuar a falar de Marta e Maria.
Lucas 10
38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.
39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;
42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Olha a Marta aí colocando Jesus em segundo lugar é como aquelas pessoas que diz: não vou hoje a igreja pois tenho que lavar muita roupa, tenho que arrumar a casa, estou tão preocupada com fulano ou beltrano. E mesmo dentro da igreja o pastor começa a pregar a bíblia e ela com pensamentos no mundo, e longe, lá nas nuvens. Na hora de orar não consegue se concentrar, no meio do culto levanta para ir ao banheiro, tomar água, sai antes da reunião terminar e coisas semelhantes a estas. Dessa maneira acontece o seguinte...
João
38 Jesus, pois, comovendo-se outra vez, profundamente, foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse- lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias.
40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?
Ou seja, quando diz: Deus vai mudar sua vida e ela responde: nada! isso é muito difícil, Deus vai te curar! ela responde: não! essa doença está a mais de 10 anos. Jesus!! já cheira mal! não adianta, não posso, não vai dar certo e assim por diante. Mais veja a diferença de Maria.
Lucas 10
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;
42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Maria sentava-se aos pés de Jesus para ouvir e nada lhe tirava a atenção, tudo que o pastor determinava ela diz: tá ligado vai dar certo, eu posso, eu consigo. Ela vive segundo a vontade de Deus. É submissa a seu marido, tem temor de Deus, nunca descorda do pastor, não questiona a igreja, está sempre pronta a estender as mãos pra ajudar alguém, foge das fofocas e assim por diante.
Mas as duas aparentemente são iguais mais as diferenças internas são gritantes. Uma crê a outra não.
Obr. Laudeir
Tópico: Marta e Maria
Nenhum comentário foi encontrado.