Pesquisar no site

Depressão Infantil

 

    Nos dias de hoje é muito comum, mas pouco percebido pelos pais. Os muitos afazeres dos pais, pouco tempo para os filhos, criação a cargo da babá, dos professores da escola, lar com brigas, separações, ausência de ensinamentos bíblicos, tudo isso gera na criança uma grande ansiedade, estresse, irritabilidade, sono leve, rebeldia, nervosismo, nos jogos de vídeo game, tristeza, pessimismo, doenças. A depressão infantil apesar de muito real e muito sério ainda não tem a sua devida importância, os pais são os últimos a perceber médicos e pediatras tratam pouco desse assunto.
    A depressão infantil é um transtorno que atualmente tem sido pouco enfatizado nos meios de comunicação, revistas especializadas e não especializadas, os quais não têm dado a devida importância para esse mal que acomete cerca de 10% da população infantil. Acreditamos que não passa pela cabeça do adulto que seu filho possa estar depressivo, uma vez que se acredita que a infância seja a idade da alegria, da fantasia e não da preocupação ou tristeza.

Veja os principais sintomas
1- Mudança de humor significativa
2- Diminuição da atividade e do interesse
3- Distúrbios do sono
4- Aparecimento de condutas agressivas
5- Queixas somáticas
6- Fobia escolar
7- Perda ou aumento de peso
8- Cansaço matinal
9- Aumento da sensibilidade (irritação ou choro fácil)
10- Negativismo e Pessimismo
11- Sentimento de rejeição
12- Idéias mórbidas sobre a vida
13- urina ou defeca na cama
14- Condutas anti-sociais e destrutivas
15- Ansiedade e hipocondria


Como combater a depressão infantil


    Participar efetivamente da vida da criança, como saber quem são os amigos, interagir com professores e receber seus coleguinhas em casa com um bom tratamento, quando estiver só com a criança falar sempre de Deus. Levar o filho nas reuniões, ungir a cama sempre com azeite, assistir programações saudáveis, nunca provocar a sua ira. Passar o problema para um pastor e pedir a visita de um obreiro.


Grupo Jovem


    É uma reunião voltada para a juventude fazendo que se voltem para Deus e deixando passar despercebido as fantasias mundanas, como envolvimento com bebida, com drogas, torcidas organizadas de futebol, más amizades etc. Voltada para o entretenimento a cada reunião um tipo de gincana assim alimentos são arrecadados e distribuídos para pessoas necessitadas. Ensinamentos bíblicos, busca do Espírito Santo, reunião de libertação, incentivo ao jejum.


FORÇA JOVEM BRASIL

 

    Há quase três décadas fazendo a diferença na juventude, a Força Jovem Brasil é um projeto social desenvolvido pela AJIURD (Associação da Juventude da Igreja Universal do Reino de Deus) e parceiros. Conta com milhares  jovens em todo país, envolvendo atividades sociais, esportivas, educacionais, culturais, profissionalizantes e é reconhecido em nível mundial. No Brasil, já beneficiou milhares de pessoas, transformando vidas que outrora enfrentavam os mais diversos tipos de problemas e hoje fazem a diferença na sociedade como profissionais de sucesso, atletas de destaque em campeonatos esportivos, ganhando medalhas e até entrando no Livro dos Recordes. Todas as atividades realizadas pelos programas da Força Jovem Brasil são gratuitas e não são restritas aos membros da Igreja Universal. Jovens da comunidade, amigos e familiares também participam dos programas sociais, recebem diplomas e até se tornam voluntários como professores, instrutores ou palestrantes. Venha você também fazer parte dessa família.


Bom da Vida
Cirilo Veloso Moraes

 

    Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser, é pra quem está disposto ir pra guerra, se queres ser feliz te prepare pra batalha. É deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a cada manhã pelo milagre da vida. É não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo” sinceramente.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz… E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.
E descobrirá que… Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. E você é um ser humano único e especial.
a.D.
**********


    O Obreiro Aprovado de Deus


    Tendo encorajado Timóteo a continuar no seu serviço de evangelista (veja 2 Timóteo 1:6-8,13-14), Paulo agora o exorta a encarar os sofrimentos deste trabalho, desenvolvendo as seguintes características do ministro fiel:
Mestre da palavra (2:1-2). Em sofrimento, o servo de Deus deve procurar força na graça de Deus, e não em sua própria capacidade ou sabedoria (2:1; veja Hebreus 12:28; Tito 2:11-14; 2 Coríntios 12:7-10). Assim fortificado, é necessário que o servo ensine a palavra da graça de Cristo para outros (2:2; veja Atos 20:32). Nisto notemos duas coisas importantíssimas:


• É a vontade de Deus que a mesma palavra se passe de uma geração para outra. Paulo disse, "o que da minha parte ouviste...isso mesmo transmite a homens...para instruir a outros" (2:2). Deus não quer que novas gerações ensinem coisas novas (veja Gálatas 1:8).
• O que é preciso em quem vai ensinar a palavra é fidelidade, e não eloqüência ou sabedoria própria (veja 1 Coríntios 4:1-2). Quem se fortifica na graça de Deus e não no orgulho de homens ensinará apenas a palavra de Deus.
Soldado, atleta, lavrador (2:3-13). O servo do Senhor precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcançar os alvos de Deus. Como soldado, terá que sacrificar certos confortos e seus próprios desejos para conquistar o objetivo do seu capitão. Como atleta, terá de seguir regras, sacrificando a sua liberdade para receber o prêmio. Como lavrador, terá que trabalhar duro com muita paciência, para depois receber o fruto (2:3-7).


Jesus e Paulo são exemplos perfeitos. Eles sofreram em servir a Deus, confiantes que ele dê a cada um de acordo com as suas obras (2:8-13; veja 2 Coríntios 5:9-10).
    Obreiro diligente (2:14-19). Enquanto muitos no mundo religioso se enrolam com questões de doutrinas de igrejas e teologia humana, o servo de Deus precisa se afadigar no estudo da palavra da verdade (2:15). Quem busca contendas de doutrinas e segue toda idéia nova gasta seu tempo e corrompe outros com sua falta de confiança na simples palavra de Deus (2:14,16-19; veja Marcos 12:24,27; Efésios 4:11-14).
Vaso santificado e disciplinado (2:20-26). O servo de Deus deve disciplinar a sua própria vida, fugindo das coisas que não convêm, e seguindo as que o tornam útil para serviço na casa de Deus (2:20-23). Com a sua própria vida em ordem, o servo então deve exortar a outros, lhes ensinando a pura palavra de Deus com a esperança de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo (2:24-26).

Obr. Laudeir
 

Tópico: Depressão Infantil

Nenhum comentário foi encontrado.